Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Nome das Entidades

 
Uma grande ansiedade, para a maioria de nós, é conhecer o nome de nossos Mentores, sejam Princesas, Pretos Velhos e Pretas Velhas, Caboclos, Médicos de Cura, Cavaleiros e Guias Missionárias, Ministros.

Como é gratificante, desde os primeiros passos doutrinários, este benéfico contato e conhecimento, ou reconhecimento.

Para o Doutrinador(a), que escolhe sua Princesa e depois irá receber nas Consagrações os nomes de Cavaleiro (Guia Missionária) e Ministro, é mais simples.

Já o Apará tem que identificar os primeiros nomes. Suas dúvidas ficam por conta, principalmente, da eterna questão: Será que é este mesmo o nome que recebi? Ele conta somente com aquele momento da incorporação para buscar esta identificação. Por vezes já ouviu nomes com os quais se afinizou, e teme estar interferindo, colocando sua vontade acima da intuição. Para um Doutrinador pode parecer uma dúvida boba, mas para ele, que irá carregar a plaquinha com o nome da Entidade, tem um peso enorme.

Questiona-se como pode estar incorporado com Vovó Catarina das Cachoeiras, se fica sabendo que naquele mesmo momento tem outra Vovó com o mesmo nome incorporada. Aí já entra a dúvida: Será que a minha não era Cambina das Cachoeiras, ou Catarina das Águas? Como pode a Entidade dividir-se?

Vamos analisar por partes, primeiramente a questão da originalidade do nome.

Tomemos o nome de Vovó Catarina das Cachoeiras, por exemplo. Uma das Entidades que mais freqüentemente está presente em todos os trabalhos de Tronos. Nos grandes Templos mesmo, é difícil um trabalho em que não tenha ao menos uma incorporada. Mas como? Existe mais de uma?

Bem, o quê é o “nome” de uma Entidade? Vejamos: Sua Entidade “principal”, o Preto Velho ou Preta Velha, usa uma roupagem para apresentar-se como tal. Sim! Não quer dizer que necessariamente aquele espírito, que assim se apresenta, tenha tido uma encarnação como escravo, ou escrava. Ele é o seu mentor que vem na roupagem padrão do Vale do Amanhecer, obedecendo as nossas leis e trabalhando seu desenvolvimento espiritual. Pode ser que nunca tenha tido uma encarnação na época da escravidão, mas assim se apresenta, porque esta é a roupagem de Mentor do Vale do Amanhecer. Dificilmente seu nome espiritual, seu nome verdadeiro, será o mesmo com que se apresenta durante o uso da roupagem.

Ele vai escolher uma roupagem dentro de uma falange de Pretos Velhos e se apresentar com o nome do mentor daquela Falange. Filia-se a Falange de Vovó Catarina das Cachoeiras e apresenta-se como tal. Por isso, quando buscamos um “retrato”, feito pelo nosso artista oficial (Vilela), as imagens de Entidades com o mesmo nome são tão diferentes. Aquela retratada é a Vovó Catarina daquela médium! É roupagem daquela Entidade específica, que é mentora da médium que a incorpora.

E se eu errar o nome? Se ainda inseguro, inexperiente, no início do Desenvolvimento, der um nome diferente do que a Entidade tinha escolhido? Como é que vai ficar isso espiritualmente?

Espiritualmente uma Entidade de Luz não vai deixar de lhe atender se você chamá-la de João ou José. O quê chega não é a sua voz, e sim sua energia, sua sintonia buscando o contato. Você não sabe o seu nome espiritual, aquele que você irá assumir ao deixar o plano físico e, se tiver merecimento, ingressar em sua nova vida, livre dos restos cármicos, porém não deixará de me atender quando eu lhe procurar pelo seu nome terreno, a energia que nos liga permanecerá, e chegará até você quando a prece for dirigida.

Outro fato é que até o momento do emplacamento tudo pode mudar. Uma energia diferente pode chegar, e seu mentor se apresentar com outra roupagem, ou mesmo uma Entidade diferente da que participou de seu desenvolvimento de forma ativa, e na última hora, vem um nome totalmente diferente do que lhe acompanhou nas aulas.

Para evitar a vulgarização de nomes de nossas principais Entidades, as que participaram na implantação da Doutrina do Amanhecer, Mãe Tildes, Pai João e Pai Zé Pedro de Enoque, entre outros, o emplacamento não se realiza com estes nomes. Mas nada impede que eles, ou outros membros desta falange bendita, venham a incorporar e trabalhar quando necessário. Temos que evitar os egos daqueles que com certeza iriam querer aparecer, usando estes nomes nas plaquinhas. Para as Entidades, não importa como sejam chamadas, importa é a sintonia que o médium tem ao invocá-las.

Os nomes de Ministros, Cavaleiros e Guias Missionárias têm um processo diferente, pois você não participa diretamente de sua escolha. É uma missão específica dos Devas. Lembro que nas primeiras Consagrações, teve um Mestre que recebeu o “Ministro Ajarã” o mesmo nome do Ministro do Trino. Medidas para evitar que acontecesse de novo, também foram tomadas.

Considerando que o quê efetivamente nos é passado é energético, espiritual e vibracional, posso afirmar, com certeza, que muitas vezes nos Tronos chegam Entidades de Alta Hierarquia para realizar o atendimento, sem a necessidade de identificarem-se, usando a roupagem de um Humilde Preto Velho.

30 comentários:

  1. bela explicação; me tirou muitas dúvidas, parabéns pelo texto, SALVE DEUS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minhas também ,
      Estou com essas dificuldades

      Eliminar
    2. Gratidão pelos esclarecimentos. Acabei hj de fazer a verificação. E senti que falou muito rápido. Mas acho que n será esse boné que irá emplacar. Aliviou e confirmou o que já tinha vindo pra mim tbm. Gratidão imensa.

      Eliminar
  2. SALVE DEUS ! OBRIGADO PELA ESCLARECIMENTO.

    ResponderEliminar
  3. Salve Deus gostaria de saber se existe o medico de cura chamado Dr.Scheneider ou algo parecido e se tiver uma foto por favor..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que coincidência.. o médico de cura com qual trabalho tbm e Dr. Schneider... Ivo Schneider.
      Salve deuD

      Eliminar
  4. Sauve deus gostaria de uma foto de titi

    ResponderEliminar
  5. Salve deus gracas deus ..gostei que estava escrito 😁

    ResponderEliminar
  6. Salve deus gracas deus ..gostei que estava escrito 😁

    ResponderEliminar
  7. Trabalho com uma entidade espirita de cura, sei que meu mentor é San Germain,mas e entidade médica não sei o nomne gostaria de saber o nome dele como faço,pois o trabalho de cura dele é maravilhoso,e as pessoas que ele operou e opera são muito gratas e curada,como saber o neme dele

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Você é do Vale do amanhecer? pois no vale você só é liberado de desenvolvimento para trabalhar após todos os seus mentores se apresentarem

      Eliminar
    2. Olha vai de acordo de cada entidade e do deu trabalho espiritual, se vc falta muito vai demorar mas pra essa entidade resolver falar o nome e vai de acordo com seu merescime to e emanação .

      Eliminar
  8. Quando criança,conta minha mae,fui bebenzida por uma entidade que se autodenominou Petézumir,segundo Essa entidade,eu teria uma vida sossegada,promissora,que nada de ruim aconteceria comigo.Também disse que habita em uma cachoeira que ficava bem próxima a nossa casa,pois nesta época morávamos na roça,quem realmente é essa é entidade?

    ResponderEliminar
  9. Quando criança,conta minha mae,fui bebenzida por uma entidade que se autodenominou Petézumir,segundo Essa entidade,eu teria uma vida sossegada,promissora,que nada de ruim aconteceria comigo.Também disse que habita em uma cachoeira que ficava bem próxima a nossa casa,pois nesta época morávamos na roça,quem realmente é essa é entidade?

    ResponderEliminar
  10. Quais os pretos velhos que se pode emplacar visto que muitos não se pode ?

    ResponderEliminar
  11. Muito bom o artigo, me esclareceu alguma coisa, mas gostaria de saber o que são as linhagens no Vale do Amanhecer? Fiz um tratamento espiritual em um Centro Espírita kardecista. Frequentei por aproximadamente 5anos. Afastei por 8meses e depois fui levada pela minha mentora Ir Sheila para o Vale do Amanhecer. Ela é m´dica de cura, sei quando incorporo ela sobre o trabalho dela. Não sei qual a falange dela no Vale. Alguém poderia me esclarecer?

    ResponderEliminar
  12. As medidas contra o mestre, que incorporou o ministro arajã, faram tomadas para que?
    Para que a entidade que usou a roupagem do ministro não ousasse mais?
    Ou para que o mestre tivesse mais prudencia ao discernir o nome?

    ResponderEliminar
  13. Salve Deus obrigada pelo esclarecimento

    ResponderEliminar
  14. Respostas
    1. Saudações Irmã(o)
      Poderiamos nos contatar para descorrer mais sobre informações dessa entidade ? Ela se manifestou no astral para mim e nunca consegui obter maiores informações por vias daqui, a não ser por vias intuitivas.
      Desde ja, grato pela atenção
      Paz profunda

      Eliminar
  15. Vovó Osmerida das águas. Alguém ja ouviu falar no vale?

    ResponderEliminar
  16. Quando eu era pequena tinha uns 2 para 3 anos meu pai vendeu nosso terreno parã meu padrinho isso ele construiu o Templo Ajano do Amanhecer.
    Faz alguns anos que meu padrinho desencarnou e agora é um outro presidente e agora se chama Templo Egataro.
    Eu amo essa doutrina ' já era pra eu ter desenvolvido faz tempo pois sou médium de incorporação ( Apara ) tivemos um tempo afastados do vale minha mãe e médium tbm ( Apara ) voltamos agora é um dia desse fui como pa ciente para o trono e lá o vovó Joaquim das cachoeiras disse que estava sentindo a presença da minha preta velha que eu não sei quem era ainda * acabei incorporando foi maravilhoso .
    O único lado ruim e que o presudeste de lá as vezes faz trabalhos sem abri corrente mestre e outras coisas as vezes ele não tem humildade .
    Amo essa doutrina domingo que vem começo o meu desenvolvimento.

    ResponderEliminar
  17. Eu estou em desenvolvimento em uma casa minha vovó na primeira vez disse ser vovó Catarina depois um tempo veio outro nome vovó Maria do Cruzeiro. Pode ser a mesma em uma só ou qual a final .adorei as explicações salve deus

    ResponderEliminar
  18. Salve vovó Maria do Congo, minha preta Velha em Cristo Jesus.

    ResponderEliminar
  19. Eu queria muito uma foto da preta velha vovó Joaquina das cachoeiras pra botar no meu Aleda que tever me manda por @mail obg salve Deus

    ResponderEliminar
  20. E não consigo achar a imagem da vovó Catarina das Pedreiras

    ResponderEliminar
  21. Salve Deus, vovó Catarina das cachoeiras.gracas a Deus 🙏 em Cristo Jesus.

    ResponderEliminar
  22. Bom dia! Tenho procurado a história de vovó Ana do cruzeiro e não tenho achado , será que alguém pode me esclarecer?

    ResponderEliminar